segunda-feira, 20 de junho de 2011



Homens envolvidos em ataque a igreja são condenados
   
 
Cristãos indonésios em oração  
INDONÉSIA (48º) - Um tribunal da Indonésia sentenciou 17 homens, com penas de até cinco meses, por incendiar igrejas e atacar a polícia, um dos piores casos de crime de ódio religioso que já atingiram o maior país muçulmano.

Uma multidão de 1.500 muçulmanos furiosos pôs fogo em duas igrejas e saqueou uma terceira na cidade de Temanggung, em Java Central, em fevereiro, exigindo que um cristão fosse condenado à morte por insultar o islã.

O incidente começou quando a desordem irrompeu no tribunal e se espalhou pelas ruas, onde manifestantes incendiaram uma viatura da polícia e atiraram pedras em oficiais, que responderam com gás lacrimogêneo e tiros de advertência. 

Quatro turmas de juízes do tribunal do distrito de Semarang condenaram ao todo 17 muçulmanos ligados à violência, sentenciando 16 deles a cinco meses de prisão e um, a quatro meses.

“Eles são culpados legalmente e comprovadamente por destruir propriedades públicas e por agressão”, disse um dos juízes.

“As penas foram menores que os 10 meses pedidos pelos promotores, porque os acusados cooperaram durante o julgamento”, acrescentou.

Um dos condenados, Supriyanto, foi considerado culpado por enviar mensagens de texto a várias pessoas um dia antes do julgamento do cristão, sob as ordens de um clérigo muçulmano.

“Baseado nas provas e no depoimento de testemunhas, Supriyanto incitou as pessoas a participar do ataque em Temanggung”, disse outro juiz.

Mais nove réus, incluindo o clérigo suspeito de ser o cabeça do ataque, terão seus vereditos dentro de alguns dias.

A constituição da Indonésia garante liberdade religiosa, mas grupos de direitos humanos dizem que a violência contra minorias, incluindo os cristãos e a seita islâmica Ahmadiyah, tem escalado desde 2008.

Tradução: Getúlio Cidade



Fonte: Portas Abertas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dia de oração pelos Cristãos Iranianos

 
Muçulmanas no Irã
IRÃ (2º) - O Christian Solidarity Worldwide (CSW) e o Ministério Elam realizarão um dia de oração pela Igreja Perseguida no Irã, no sábado, dia 11 de junho, em Londres.

Os cristãos iranianos têm sofrido uma pressão crescente por parte do governo. Desde junho de 2010, pelo menos 254 cristãos foram presos, interrogados e detidos em cerca de 34 cidades do Irã. A maioria dos detidos foi libertada depois de pouco tempo. No entanto, ao menos 41 passaram entre um e oito meses na prisão.

Enquanto estão na prisão, os detidos enfrentam isolamento, privação de sono, doenças, falta de tratamento médico e ainda convivem com péssimas condições sanitárias. Torturas físicas e psicológicas são usadas durante os interrogatórios, para que os presos façam confissões ou forneçam informações sobre os cristãos e as atividades religiosas.

Pelo menos sete homens ainda estão na prisão, incluindo o Pastor Vahik Abrahamian, Fathi Farshid e o Pastor Nadarkhani Yousef, que foi condenado à morte por apostasia.

O evento em favor desses cristãos iranianos será realizado no Centro Emmanuel, em Westminster. As portas se abrirão às 12h30 e as orações começarão a partir das 13horas.

Tradução: Lucas Gregório